Título
MÚSICA COMO PRÁTICA SÓCIOINTERACIONAL EM SEU CARÁTER CONSCIENTIZADOR
Autores
Josué Bandeira do Nascimento (Relator)
Áurea Symone Gonçalves de Oliveira
Camila Rolim Figueiredo
Carla Aparecida Leite Bandeira
Rosendo de Assis Pereira Neto
Kennya Silva Formiga de Lira
Modalidade
Comunicação coordenada
Área
Enfermagem em Saúde Coletiva

Resumo
Introdução: Desde a antiguidade, a música faz parte da vida do homem.  No Brasil, a música era instrumento atrativo durante a catequização no século XVI, tornando-a um meio de aprendizado cultural, aproximando o público alvo do conteúdo e/ou tema estudado. Contemplando isto, o profissional enfermeiro além de trazer a música como um cuidado complementar, ele pode utilizá-la para ampliar a comunicação, despertar reflexão e agir diretamente na conscientização individual. Objetivo: Relatar o uso da música como prática sóciointeracional e seu caráter conscientizador. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre a utilização da música nas ações de educação em saúde desenvolvida em uma Unidade Básica de Saúde no município de Cajazeiras-PB. As atividades realizadas com este meio foram o Novembro azul, campanha contra Hanseníase e Semana da mulher. A música foi trabalhada neste contexto através do conteúdo crítico inserido nas paródias, atuando como um instrumento de ação, fazendo menção aos conteúdos programados e executados na unidade. O conteúdo principal das parodias foram os seguintes: A importância do homem em buscar os serviços de saúde, reconhecimento da hanseníase e suas manifestações e ênfase na valorização da mulher.Esta forma lúdica de passar conhecimento ocorria antes da ministração das palestras, tendo variação entre o sexo e idade do público alvo. Resultados: Este método educacional promoveu momentos de aprendizagem cultural, causando sensibilidade do público, pois envolvia a atenção e despertava interesse pelo conteúdo, o efeito da música estimulou e cativou também toda a equipe a buscar ferramentas de trabalho diferenciadas e efetivas para a promoção da saúde. Conclusão: Este estudo permite constatar que a música é um recurso simples, barato, dinâmico e recreativo para educar e consequentemente conscientizar de forma divertida sobre qualquer temática no âmbito da saúde. Destarte, é uma atividade profícua na interação grupal de ações educativas.  

Descritores: Música. Educação em saúde. Conscientizar.