Título
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MÚSICA COMO PRÁTICA SÓCIOINTERACIONAL EM SEU CARÁTER CONSCIENTIZADOR
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Autores
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Josué Bandeira do Nascimento (Relator)
Áurea Symone Gonçalves de Oliveira
Camila Rolim Figueiredo
Carla Aparecida Leite Bandeira
Rosendo de Assis Pereira Neto
Kennya Silva Formiga de Lira
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Modalidade
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Comunicação coordenada
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Área
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Enfermagem em Saúde Coletiva
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Resumo
Introdução: Desde a antiguidade, a música faz parte da vida do homem. No Brasil, a música era instrumento atrativo durante a catequização no século XVI, tornando-a um meio de aprendizado cultural, aproximando o público alvo do conteúdo e/ou tema estudado. Contemplando isto, o profissional enfermeiro além de trazer a música como um cuidado complementar, ele pode utilizá-la para ampliar a comunicação, despertar reflexão e agir diretamente na conscientização individual. Objetivo: Relatar o uso da música como prática sóciointeracional e seu caráter conscientizador. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre a utilização da música nas ações de educação em saúde desenvolvida em uma Unidade Básica de Saúde no município de Cajazeiras-PB. As atividades realizadas com este meio foram o Novembro azul, campanha contra Hanseníase e Semana da mulher. A música foi trabalhada neste contexto através do conteúdo crítico inserido nas paródias, atuando como um instrumento de ação, fazendo menção aos conteúdos programados e executados na unidade. O conteúdo principal das parodias foram os seguintes: A importância do homem em buscar os serviços de saúde, reconhecimento da hanseníase e suas manifestações e ênfase na valorização da mulher.Esta forma lúdica de passar conhecimento ocorria antes da ministração das palestras, tendo variação entre o sexo e idade do público alvo. Resultados: Este método educacional promoveu momentos de aprendizagem cultural, causando sensibilidade do público, pois envolvia a atenção e despertava interesse pelo conteúdo, o efeito da música estimulou e cativou também toda a equipe a buscar ferramentas de trabalho diferenciadas e efetivas para a promoção da saúde. Conclusão: Este estudo permite constatar que a música é um recurso simples, barato, dinâmico e recreativo para educar e consequentemente conscientizar de forma divertida sobre qualquer temática no âmbito da saúde. Destarte, é uma atividade profícua na interação grupal de ações educativas.
Descritores: Música. Educação em saúde. Conscientizar.